Os padrões e o raciocínio indutivo em matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22881Palavras-chave:
Padrões, visualização, raciocínio abdutivo e indutivo, generalizaçãoResumo
O ponto de partida para este artigo reside na análise e reflexão sobre um trabalho realizado no âmbito do projeto Padrões. Esta reflexão conduziu a um esclarecimento do nosso entendimento sobre o conceito de padrão e sobre o(s) raciocínio(s) associado(s) a um tipo particular de tarefas: a descoberta de padrões em contextos figurativos. A reflexão é sustentada pelas ideias de autores de referência e pelo trabalho desenvolvido com alunos de diferentes níveis de ensino, incluindo a formação de professores, na exploração de tarefas de padrões, de que se apresentam alguns exemplos ilustrativos. O nosso objetivo é revelar as potencialidades da resolução de tarefas de padrão, numa perspetiva de ensino exploratório, para o desenvolvimento do raciocínio matemático, em particular da abdução como componente do raciocínio indutivo.
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