Statistical reasoning with the sampling distribution

Autores

  • Bridgette Jacob Onondaga Community College, Syracuse University, New York
  • Helen M. Doerr Syracuse University, New York

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22905

Palavras-chave:

Educação estatística, distribuição amostral, raciocínio inferencial

Resumo

O raciocínio estatístico em torno da distribuição amostral é necessário para a inferência estatística formal. O nosso estudo, com alunos de uma disciplina introdutória de estatística com idades entre 16-18, sugere que o conhecimento das características de uma distribuição amostral e as experiências com a geração de distribuições amostrais não fornecem uma base suficiente para este raciocínio. Após instrução sobre a distribuição amostral e as suas características, os alunos neste estudo tiveram oportunidade de obter uma amostra antes de fazer uma inferência informal baseada numa distribuição amostral. A maioria dos alunos utilizou várias amostras e/ou considerou gerar uma segunda distribuição amostral para comparação. Estas noções estatísticas não são incorretas; pelo contrário, indicam que o seu raciocínio estatístico sobre a distribuição amostral ainda está em desenvolvimento. Os resultados são discutidos em relação ao raciocínio inferencial informal prévio dos alunos e o seu posterior raciocínio inferencial formal.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Jacob, B., & Doerr, H. M. (2014). Statistical reasoning with the sampling distribution. Quadrante, 23(2), 123–146. https://doi.org/10.48489/quadrante.22905

Edição

Secção

Artigos