A exploração da covariação estatística por alunos do 10.º ano com o TinkerPlots
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22906Palavras-chave:
Raciocínio Estatístico, Covariação, Tinkerplots, Diagrama de dispersão, CorrelaçãoResumo
Neste estudo, focamo-nos sobre o raciocínio covariacional estatístico de alunos do 10.º ano. Procuramos analisar como é que os alunos exploram relações entre variáveis e estabelecem a existência de covariação quando utilizam o TinkerPlots e de que modo o uso deste software pode contribuir para o seu raciocínio covariacional. Os dados foram recolhidos através de entrevistas baseadas na realização de uma tarefa de natureza exploratória, focada na compreensão do conceito de covariação, recorrendo ao TinkerPlots. Os resultados mostram que os alunos usam o software para construir representações gráficas significativas para eles e que traduzem e suportam o seu raciocínio covariacional. Embora a sua compreensão dos dados seja, por vezes, dominada pela referência a características individuais, a maioria dos alunos também consegue fazer interpretações globais sobre a tendência dos dados evidenciada nos gráficos que criam e usá-las, juntamente com o seu conhecimento do contexto dos dados, para realizar inferências.
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