Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico com Robots

Autores

  • Paula Cristina Lopes Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Portugal
  • Elsa Fernandes Universidade da Madeira | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9867-6230

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22907

Palavras-chave:

Robots, Aprendizagem da Estatística, Literacia Estatística, Raciocínio Estatístico, Pensamento Estatístico

Resumo

Neste artigo relatamos parte de um estudo mais lato cujo objetivo é compreender de que forma o uso de tecnologias, nomeadamente robots, contribui para que os alunos desenvolvam literacia, pensamento e raciocínio estatístico e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem. Assumimos como fenómeno em estudo a aprendizagem da Estatística, tendo por base o desenvolvimento da literacia, do raciocínio e do pensamento estatístico. Nesta investigação de natureza qualitativa, a observação participante foi uma estratégia central na recolha dos dados, possibilitando um contacto estreito e pessoal com os alunos. Discutimos e analisamos como é que a aprendizagem ocorreu nas aulas de matemática em que alunos de 8.º ano, de uma escola básica do Funchal, juntamente com a professora e a investigadora participante na recolha dos dados, organizaram e realizaram corridas com robots. Foi importante prover um contexto relevante, a corrida com robots, para promover nos alunos conhecimento e consciência sobre os dados estatísticos a tratar. Assim, reconheceram o contexto em que estes foram recolhidos e a finalidade do seu uso. Foram capazes de raciocinar com as ideias e com os conceitos estatísticos, dando sentido às informações estatísticas.

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Publicado

2019-08-22

Como Citar

Lopes, P. C., & Fernandes, E. (2019). Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico com Robots. Quadrante, 23(2), 69–94. https://doi.org/10.48489/quadrante.22907

Edição

Secção

Artigos