Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico com Robots
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22907Palavras-chave:
Robots, Aprendizagem da Estatística, Literacia Estatística, Raciocínio Estatístico, Pensamento EstatísticoResumo
Neste artigo relatamos parte de um estudo mais lato cujo objetivo é compreender de que forma o uso de tecnologias, nomeadamente robots, contribui para que os alunos desenvolvam literacia, pensamento e raciocínio estatístico e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem. Assumimos como fenómeno em estudo a aprendizagem da Estatística, tendo por base o desenvolvimento da literacia, do raciocínio e do pensamento estatístico. Nesta investigação de natureza qualitativa, a observação participante foi uma estratégia central na recolha dos dados, possibilitando um contacto estreito e pessoal com os alunos. Discutimos e analisamos como é que a aprendizagem ocorreu nas aulas de matemática em que alunos de 8.º ano, de uma escola básica do Funchal, juntamente com a professora e a investigadora participante na recolha dos dados, organizaram e realizaram corridas com robots. Foi importante prover um contexto relevante, a corrida com robots, para promover nos alunos conhecimento e consciência sobre os dados estatísticos a tratar. Assim, reconheceram o contexto em que estes foram recolhidos e a finalidade do seu uso. Foram capazes de raciocinar com as ideias e com os conceitos estatísticos, dando sentido às informações estatísticas.
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