Ensino e aprendizagem de investigações estatísticas: dois estudos de caso com futuras professoras
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22908Palavras-chave:
Didática da estatística, Investigação estatística, Formação inicial de professoresResumo
A realização de investigações estatísticas permite aos alunos compreender como se constrói conhecimento usando esta disciplina e proporciona oportunidades para a aprendizagem de conceitos e representações estatísticas. Tendo por base dois estudos de caso de futuras educadoras e professoras (1.º e 2.º ciclo), analisamos as suas perspetivas sobre as investigações estatísticas como atividade de ensino-aprendizagem e o modo como conduzem uma investigação estatística na sala de aula. A recolha de dados inclui observações de investigações estatísticas realizadas em sala de aula, relatórios escritos de investigações estatísticas, questionários e entrevistas. Os resultados mostram que as futuras professoras têm dificuldade em realizar investigações estatísticas de modo a desenvolver nos alunos compreensão, sentido crítico e autonomia para a realização do ciclo investigativo, principalmente porque perspetivam uma investigação estatística como uma série de técnicas para aplicar. Isto sugere que na formação inicial deve ser dada atenção tanto à compreensão do processo investigativo no seu todo como ao que está envolvido no ensino de conceitos através de investigações estatísticas, para o que são importantes tanto as unidades curriculares dos primeiros anos do curso como a prática de ensino supervisionada.
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