Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade

Autores

  • Verônica Yumi Kataoka Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil
  • Claudia Borim da Silva Universidade São Judas, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3234-7581
  • Irene Cazorla Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22909

Palavras-chave:

Ensino de Probabilidade, Experimentação aleatória, Ambientes de Aprendizagem Papel e Lápis e Virtual

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades didáticas de uma sequência de ensino (SE) de Probabilidade proposta para alunos de Ensino Fundamental II (de 11 a 14 anos) e de Ensino Médio (de 14 a 17 anos). A SE denominada “Passeios Aleatórios da Carlinha” foi proposta pela equipe do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico para a Educação Básica – AVALE-EB para ser desenvolvida tanto no ambiente de aprendizagem papel e lápis como no ambiente virtual. Essa SE permite trabalhar os conceitos básicos de Probabilidade; construir tabelas simples e gráficos de barras; discutir as diferenças entre situação determinística e experimentação aleatória; estimar probabilidades por meio da frequência relativa; calcular a probabilidade laplaciana a partir da árvore de possibilidades e comparar as duas formas de atribuir probabilidades. Salienta-se que o professor pode explorar esses conceitos de acordo com o nível escolar dos alunos, selecionando apenas parte dos conceitos envolvidos. Além disso, a forma lúdica como a SE pode ser conduzida, mostra que os alunos ficam altamente motivados e descontraídos durante a execução do experimento e todos conseguem perceber a importância dos conceitos de Probabilidade trabalhados, o que reforça a viabilidade da utilização dessa SE no âmbito escolar.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Kataoka, V. Y., Silva, C. B. da, & Cazorla, I. (2014). Passeios Aleatórios da Carlinha: uma sequência de ensino de probabilidade. Quadrante, 23(2), 23–46. https://doi.org/10.48489/quadrante.22909

Edição

Secção

Artigos