Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral

Autores

  • Juan Jesús Ortiz Universidad de Granada, España
  • Nordin Mohamend Universidad de Granada, España

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22910

Palavras-chave:

Probabilidade, conhecimento do professor, espaço amostral

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar alguns componentes do conhecimento para o ensino de conceitos probabilísticos elementares de futuros professores do Ensino Primário, envolvidos numa tarefa na qual deveriam identificar o acontecimento certo numa experiência aleatória. Para avaliar o conhecimento comum do conteúdo analisaram-se as soluções apresentadas por 283 futuros professores do ensino primário espanhol a um problema aberto. Além disso, a partir do trabalho dos participantes em pequenos grupos inferiram-se duas componentes do conhecimento didáctico: (a) o conhecimento especializado do conteúdo, obtido da análise dos conteúdos matemáticos da tarefa; e (b) o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, inferido da classificação de um grupo de respostas, dadas por alunos do Ensino Primário à tarefa, em corretas e incorretas. Os resultados sugerem a necessidade de reforçar a formação dos futuros professores tanto no que respeita ao conhecimento matemático como ao conhecimento pedagógico do conteúdo.

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Ortiz, J. J., & Mohamend , N. (2014). Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral. Quadrante, 23(2), 5–22. https://doi.org/10.48489/quadrante.22910

Edição

Secção

Artigos