A formulação de problemas verbais de matemática: porquê e como
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22919Palavras-chave:
Resolução de problemas, Problemas verbais de Matemática, Enunciado de problemas, Representações mentaisResumo
A resolução de problemas é uma actividade inerente à disciplina de Matemática e que requer, muitas vezes, a compreensão de textos para a sua realização. Particularmente, o texto de um problema merece atenção e prudência de seus formuladores por ser a fonte de informações para a resolução e por gerar representações mentais que podem favorecer ou constranger o processo de resolução, dependendo de como seja proposto. O objetivo aqui é o de analisar diferentes problemas verbais de Matemática, discutir alguns impactos que diversas formulações desses problemas podem causar sobre o desempenho dos resolvedores na sua resolução e justificar esses impactos com explicações das áreas da Educação Matemática, Psicologia Cognitiva, Linguística e Neuropsicologia. Trata-se, portanto, de uma investigação que levanta, analisa e discute aspetos teóricos desse conhecimento captados de publicações científicas, e que incorpora, nessa análise e discussão, a experiência dos próprios autores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.