Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22920Palavras-chave:
Tarefa, Problema, Raciocínio matemático, Abordagem exploratória, Estudo de aulaResumo
Analisamos as perspetivas sobre as tarefas a propor aos alunos de um grupo de cinco professoras do 2.º ciclo do ensino básico que participam num estudo de aula. Nas tarefas, distinguimos entre exercícios, problemas e explorações e damos especial atenção ao desenvolvimento do raciocínio matemático. A recolha de dados foi feita por observação participante e recolha documental, através da elaboração de um diário de bordo, gravação áudio das doze sessões realizadas e gravação vídeo da aula de investigação. Os resultados mostram que, a partir do trabalho efetuado no estudo de aula, as professoras aceitam a distinção entre exercício, problema e exploração e valorizam a realização deste último tipo de tarefa. Reconhecem, também, as representações pictóricas como base para a elaboração de estratégias de resolução de problemas pelos alunos. Além disso, passam a valorizar a realização de generalizações e justificações por parte dos alunos, reconhecendo que estes são por vezes capazes de surpreender o professor pela originalidade das suas estratégias de resolução dos problemas. Finalmente, os professores assumem também que devem ser propostas aos alunos tarefas de natureza diversificada, incluindo tarefas com um certo nível de desafio.
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