A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos

Autores

  • Sandra Nobre Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira | UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Nélia Amado FCT, Universidade do Algarve | UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5768-9633
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0001-6203-7616

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22921

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Folha de cálculo, Pensamento algébrico, Representações matemáticas, Conversões e tratamentos, Métodos formais algébricos

Resumo

Neste estudo, a resolução de problemas apoiada na utilização da folha de cálculo é o contexto privilegiado para promover a aprendizagem de métodos formais da Álgebra. Foi implementada uma experiência de ensino, numa turma do 9.º ano de escolaridade, tendo como propósito proporcionar aos alunos uma compreensão dos métodos algébricos associados aos sistemas de duas equações do 1.º grau e à resolução de equações do 2.º grau a uma incógnita. Apresentamos o caso de Ana, analisando as representações a que esta aluna recorre na atividade de resolução de vários problemas com recurso à folha de cálculo que, pelas suas características e linguagem híbrida, parece promover determinadas representações que contribuem para a transição entre a Aritmética e a Álgebra e, como tal, contribuem para a aprendizagem do simbolismo algébrico e dos métodos formais.

Os resultados do estudo realizado permitem concluir que Ana recorreu frequentemente a ‘conversões’ para o sistema de notação numérico ao abordar os problemas propostos. No entanto, o recurso à folha de cálculo encorajou o uso da notação algébrica e no decurso da experiência de ensino observou-se que as ‘conversões’ foram sendo progressivamente efetuadas para o sistema de notação algébrico. A resolução de problemas contextualizados revelou-se útil para o estabelecimento de relações entre a linguagem simbólica, na folha de cálculo, e a linguagem simbólica algébrica, com lápis e papel. Contribuiu para dar sentido aos métodos formais algébricos tendo por base abordagens informais às situações colocadas nos problemas.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Nobre, S., Amado, N., & Ponte, J. P. da. (2015). A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos. Quadrante, 24(2), 85–110. https://doi.org/10.48489/quadrante.22921

Edição

Secção

Artigos