Connecting Real-World and In-School Problem-Solving Experiences

Autores

  • Corey Brady Northwestern University, USA
  • Cheryl L. Eames Southern Illinois University Edwardsville, USA
  • Dick Lesh Indiana University (emeritus), USA

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22924

Palavras-chave:

Modelação Matemática, Resolução de Problemas, Problemas do Mundo Real, Princípios de Design

Resumo

Neste artigo, abordamos o desafio de apoiar os alunos na resolução de problemas da vida real como uma parte estimulante da sua experiência de aprendizagem da Matemática na escola. Por um lado, descrevemos os aspetos controversos ligados às abordagens escolares tradicionais na preparação dos alunos para o sucesso num mundo cada vez mais caraterizado pela complexidade e pela rápida mudança das áreas disciplinares. Atualmente os profissionais com formação nos domínios STEM (science, technology, engineering, and mathematics) precisam de adaptar, de forma criativa, o conhecimento que obtiveram na escola para o usarem de modo eficaz; assim, é desejável propor aos alunos atividades que ofereçam experiências mais realistas em cenários de resolução de problemas para além da escola. Por outro lado, defendemos que o contexto escolar proporciona oportunidades únicas para a reflexão em torno de experiências de resolução de problemas, permitindo expor, ampliar e formalizar as ideias que emergem das resoluções dos alunos em problemas realistas. Para harmonizar estas duas necessidades, apresentamos as Atividades Geradoras de Modelos (Model-Eliciting Activities — MEAs) como contextos autênticos de resolução de problemas e descrevemos as Sequências de Desenvolvimento de Modelos (Model-Development Sequences – MDSs) como uma estrutura para atividades de aprofundamento que ajudem os alunos a processar os modelos conceptuais que produziram nas MEAs e levem os vários grupos na sala de aula a formular ideias partilhadas, consistentes com as normas e convenções da disciplina. Tendo por base esta estrutura de trabalho, apresentamos um episódio de ensino, extraído de uma pesquisa de design-research em curso, no qual o primeiro autor elaborou e adaptou uma MDS em resposta às necessidades dos alunos que emergiram no momento. Concluímos com a descrição das decisões didáticas que guiaram o nosso trabalho e formulamos um conjunto de seis princípios de design de MDSs que sobressaíram da nossa análise reflexiva deste episódio de implementação.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Brady, C., Eames, C. L. ., & Lesh, D. (2015). Connecting Real-World and In-School Problem-Solving Experiences. Quadrante, 24(2), 5–38. https://doi.org/10.48489/quadrante.22924

Edição

Secção

Artigos