Considerações sobre procedimentos teórico-metodológicos para a escrita da história da educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22933Palavras-chave:
História das disciplinas escolares, metodologia de investigaçãoResumo
“A História é uma velhota que se repete sem cessar” refere Eça de Queirós no seu livro “Cartas de Inglaterra”. O conhecimento da nossa história interessará hoje e sempre para o conhecimento do homem, como interessará o conhecimento da história da educação, em particular, o conhecimento da história da educação matemática. Não só por parecer repetir-se, como escreveu Eça de Queirós, como por auxiliar a perceber melhor o presente e contribuir para uma construção sustentada do futuro. Na verdade, não será necessário justificar, aqui, a importância da História. Temos, preferencialmente, outras preocupações. A primeira será: Quem escreve a história da educação da disciplina de Matemática? e a segunda: Como se escreve a história das disciplinas escolares? Este artigo procura dar uma possível resposta a estas questões, aprofundando a segunda questão, para nós de mais difícil resposta. Vamos, então, debruçar-nos sobre a metodologia para a escrita desta história que poderá ser feita por quem tem formação em matemática e em educação matemática, recorrendo à metodologia do historiador.
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