Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22934Palavras-chave:
IBD, design, metodologia de investigação, Didática da MatemáticaResumo
Na Investigação Baseada em Design (IBD) estudam-se intervenções educacionais para promover certas aprendizagens ou mudanças sistémicas e compreender os processos subjacentes. O foco dos estudos pode estar na aprendizagem dos alunos, na prática dos professores, na produção de currículos ou materiais educativos, na formação de professores, ou em mudanças organizacionais. Esta metodologia de investigação tem grandes potencialidades para produzir resultados relevantes para a prática educativa mas também tem dificuldades e problemas próprios. Neste artigo apresentamos a IBD como metodologia de investigação, referindo a sua origem e desenvolvimento, principais caraterísticas, os ciclos de experimentação, relações com outros tipos de investigação e principais variedades. Indicamos, também, as críticas que lhe são feitas e as dificuldades na sua realização. Finalmente, analisamos o modo como tem sido posta em prática em investigações realizadas em Portugal em Didática da Matemática nos estudos onde os autores assumem esta metodologia de investigação assinalando as principais caraterísticas, contributos e pontos fortes e pontos fracos destes estudos. Concluímos que estes estudos têm dado contributos significativos para a produção de conhecimento, mas é importante que aperfeiçoem os seus procedimentos metodológicos e a capacidade de elaboração teórica de modo a produzirem resultados mais robustos e suscetíveis de integração nas práticas educativas.
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