Design research como modo de inovação curricular
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22935Palavras-chave:
inovação curricular, RDD, design research, RME, profissionalização do professorResumo
Neste artigo é apresentada a inovação curricular baseada em design como uma alternativa para uma abordagem RDD que esteve em voga nos anos 1960s e 1970s (e que parecem ter ressurgido na forma de inovação curricular baseada em evidência). São discutidas limitações do modelo RDD e é oferecida como alternativa o design research. É notado que, em geral, design research em educação matemática envolve uma orientação construtivista. Isto complica as coisas, porque requer uma cultura específica de sala de aula e uma compreensão profunda de como a matemática que tem de ser aprendida pode ser construída pelos alunos. Com RME como uma teoria de ensino de domínio-específico que oferece heurísticas em como desenhar o ensino que visa apoiar os alunos na sua construção da matemática, questões de profissionalização dos professores e de apoio ao professor são discutidas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.