Design research como modo de inovação curricular

Autores

  • Koeno Gravemeijer Eindhoven School of Education e Eindhoven University of Technology, The Netherlands

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22935

Palavras-chave:

inovação curricular, RDD, design research, RME, profissionalização do professor

Resumo

Neste artigo é apresentada a inovação curricular baseada em design como uma alternativa para uma abordagem RDD que esteve em voga nos anos 1960s e 1970s (e que parecem ter ressurgido na forma de inovação curricular baseada em evidência). São discutidas limitações do modelo RDD e é oferecida como alternativa o design research. É notado que, em geral, design research em educação matemática envolve uma orientação construtivista. Isto complica as coisas, porque requer uma cultura específica de sala de aula e uma compreensão profunda de como a matemática que tem de ser aprendida pode ser construída pelos alunos. Com RME como uma teoria de ensino de domínio-específico que oferece heurísticas em como desenhar o ensino que visa apoiar os alunos na sua construção da matemática, questões de profissionalização dos professores e de apoio ao professor são discutidas

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Gravemeijer, K. . (2016). Design research como modo de inovação curricular. Quadrante, 25(2), 7–23. https://doi.org/10.48489/quadrante.22935

Edição

Secção

Artigos