A investigação em resolução de problemas, raciocínio, comunicação e modelação: Uma análise de 30 anos de publicações na revista Quadrante

Autores

  • Joana Brocardo Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal | UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0526-7332
  • Isabel Vale Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo | CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6155-7935
  • Luís Menezes Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | CI&DEI, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8978-8900

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.28065

Palavras-chave:

resolução de problemas de matemática, raciocínio matemático, comunicação matemática, modelação matemática

Resumo

Este artigo analisa os trabalhos publicados na revista Quadrante entre 1992-2021 que focam as capacidades matemáticas de Resolução de Problemas, Raciocínio, Comunicação e Modelação. A análise incidiu nos 102 artigos a que estavam associadas palavras-chave relativas a cada um destes temas e conduziu à definição de subcategorias de análise. Conclui-se da relevância das tarefas para apoiar a aprendizagem destes temas, avançando-se com características que devem estar presentes no seu design. Fica evidente a importância do modo como o professor concebe, explora e gere as interações na aula e identifica-se uma tensão entre as abordagens exploratória e direta ao ensino da matemática. Destaca-se a ideia de que a resolução de problemas é uma parte importante do que significa ensinar e aprender, seja como capacidade, como conteúdo ou metodologia de ensino/aprendizagem e constata-se a sua exigência, sugerindo-se um conjunto de ideias para promover uma prática letiva que a desenvolva. Destaca-se o entendimento de não limitar a atenção no raciocínio ao raciocínio dedutivo e de discutir características e/ou potencialidades do raciocínio associadas a vários tópicos matemáticos e avançam-se características associadas à prova, justificação e generalização. Sublinha-se, ainda, que experiências de modelação matemática podem apoiar a aprendizagem, destacando-se a importância de usar diferentes ferramentas tecnológicas.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Brocardo, J., Vale, I., & Menezes, L. (2022). A investigação em resolução de problemas, raciocínio, comunicação e modelação: Uma análise de 30 anos de publicações na revista Quadrante . Quadrante, 31(2), 63–93. https://doi.org/10.48489/quadrante.28065

Edição

Secção

Artigos