Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.28298

Palavras-chave:

desenvolvimento curricular em Matemática, processo de desenvolvimento curricular, recursos para o desenvolvimento curricular, perspetivas curriculares, componentes do currículo

Resumo

Este artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 30 anos da Quadrante, pretende passar em revista os artigos que nela se debruçaram sobre o tema desenvolvimento curricular ao longo das suas três décadas de existência. Assumindo uma perspetiva abrangente de desenvolvi­mento curricular, selecionaram-se 72 artigos que se organizaram em quatro domínios: processo de desenvolvimento curricular; recursos para o desenvolvimento curricular; grandes perspetivas curri­cu­lares; e componentes do currículo (com foco em conteúdos de aprendizagem, orientações metodo­lógicas, recursos promotores da aprendizagem e avaliação das aprendizagens). A análise realizada revela que raros estudos investigaram o processo de desenvolvimento curricular enquanto tal, focando-se os artigos publicados em níveis específicos do currículo, com destaque para o currículo prescrito, o currículo moldado e o currículo em ação. Revela, também, que a investigação publicada tem acompanhado globalmente as tendências internacionais da investigação em educação mate­mática neste domínio, embora subsistam desafios para a investigação futura que a Quadrante poderá querer incentivar.

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2022-12-30

Como Citar

Canavarro, A. P., Boavida, A. M., & Domingos, A. (2022). Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante. Quadrante, 31(2), 4–31. https://doi.org/10.48489/quadrante.28298

Edição

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