Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.28298Palavras-chave:
desenvolvimento curricular em Matemática, processo de desenvolvimento curricular, recursos para o desenvolvimento curricular, perspetivas curriculares, componentes do currículoResumo
Este artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 30 anos da Quadrante, pretende passar em revista os artigos que nela se debruçaram sobre o tema desenvolvimento curricular ao longo das suas três décadas de existência. Assumindo uma perspetiva abrangente de desenvolvimento curricular, selecionaram-se 72 artigos que se organizaram em quatro domínios: processo de desenvolvimento curricular; recursos para o desenvolvimento curricular; grandes perspetivas curriculares; e componentes do currículo (com foco em conteúdos de aprendizagem, orientações metodológicas, recursos promotores da aprendizagem e avaliação das aprendizagens). A análise realizada revela que raros estudos investigaram o processo de desenvolvimento curricular enquanto tal, focando-se os artigos publicados em níveis específicos do currículo, com destaque para o currículo prescrito, o currículo moldado e o currículo em ação. Revela, também, que a investigação publicada tem acompanhado globalmente as tendências internacionais da investigação em educação matemática neste domínio, embora subsistam desafios para a investigação futura que a Quadrante poderá querer incentivar.
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