Reflexões sobre matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia brasileiros e desempenho matemático em avaliações externas no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.37216Palavras-chave:
pedagogia, formação matemática docente, desempenho matemático discente, Educação MatemáticaResumo
Este estudo teve como objetivo, relacionar as pesquisas sobre a formação do pedagogo brasileiro para a Educação Matemática com o desempenho matemático dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Através do método qualitativo, pautou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. Na pesquisa bibliográfica revisou-se estudos sobre o espaço da matemática nos currículos dos cursos de Pedagogia, bem como sobre a relação da formação docente e do desempenho matemático discente. Na pesquisa documental, analisou-se as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia da cidade de Canoas/RS, Brasil, bem como, examinou-se relatórios das avaliações de desempenho dos estudantes. Identificou-se pouca presença de reflexões sobre Matemática nos cursos de Pedagogia, enquanto estudantes brasileiros possuem desempenho matemático preocupante. Evidencia-se que a formação de professores pedagogos apresenta deficiência no que diz respeito à matemática, o que pode contribuir para o baixo desempenho matemático discente. Pesquisas distintas encontraram relação entre o desempenho discente, a formação e o perfil docente. Os estudos corroboram a necessidade de reflexões no campo da formação de professores com foco na matemática, com vistas à qualificação da prática docente e ao desempenho discente.
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