Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22910Palavras-chave:
Probabilidade, conhecimento do professor, espaço amostralResumo
O objetivo deste trabalho é avaliar alguns componentes do conhecimento para o ensino de conceitos probabilísticos elementares de futuros professores do Ensino Primário, envolvidos numa tarefa na qual deveriam identificar o acontecimento certo numa experiência aleatória. Para avaliar o conhecimento comum do conteúdo analisaram-se as soluções apresentadas por 283 futuros professores do ensino primário espanhol a um problema aberto. Além disso, a partir do trabalho dos participantes em pequenos grupos inferiram-se duas componentes do conhecimento didáctico: (a) o conhecimento especializado do conteúdo, obtido da análise dos conteúdos matemáticos da tarefa; e (b) o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, inferido da classificação de um grupo de respostas, dadas por alunos do Ensino Primário à tarefa, em corretas e incorretas. Os resultados sugerem a necessidade de reforçar a formação dos futuros professores tanto no que respeita ao conhecimento matemático como ao conhecimento pedagógico do conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.