Chamada de artigos: número temático 2024

2024-02-20

Avançando a Investigação e a Prática sobre a Integração do Pensamento Computacional na Educação Matemática

 

Editores:

Oi-Lam Ng, Universidade Chinesa de Hong Kong, oilamn@cuhk.edu.hk

José Antonio Gonzalez-Calero, Universidad de Castilla - La Mancha, jose.gonzalezcalero@uclm.es

Hélia Jacinto, Universidade de Lisboa, hjacinto@ie.ulisboa.pt 

 

A Quadrante é uma revista científica que publica artigos de investigação na área da educação matemática. É com prazer que anunciamos que, em 2024, esta revista de investigação em educação matemática, publicada em Portugal, dedicará uma edição especial ao tema “Avançando a Investigação e a Prática sobre a Integração do Pensamento Computacional na Educação Matemática” (número 2 do volume 33).

Atualmente, existe um amplo consenso de que o pensamento computacional (PC) constitui uma competência essencial que deve ser desenvolvida nos alunos desde cedo. A relevância do PC advém da sua capacidade de promover nos estudantes atitudes e competências para navegar num mundo cada vez mais digitalizado, onde processos de resolução de problemas, literacia algorítmica e fluência de tratamento de dados são de suma importância. Assim, os currículos de ensino em todo o mundo, incluindo Portugal, começaram a abraçar o PC como uma componente fundamental, reconhecendo o seu potencial transformador não só no desenvolvimento de competências computacionais mas também na promoção de uma compreensão mais profunda dos conceitos e processos matemáticos. A integração do PC nos currículos de matemática representa um cruzamento crucial em que práticas computacionais e matemáticas convergem. Esta integração contribui para enriquecer o conhecimento matemático, avançar na aprendizagem de matemática baseada em PC e desenvolver competências de PC através da interação entre ciência da computação e matemática. Apesar dos avanços na investigação sobre PC na educação matemática, na última década, com evidências a suportar os benefícios educacionais desta relação, ainda existe uma necessidade significativa de mais investigação nesta área.

Deste modo, a presente Chamada de Artigos dedica-se a investigar detalhadamente as diversas dimensões da integração do PC no contexto da educação matemática. Pretende aprofundar os seus fundamentos teóricos, implicações pedagógicas e aplicações práticas, explorando também a sua conexão simbiótica com o raciocínio matemático e abordagens de resolução de problemas. Visando a investigação sólida e a discussão científica do tema, esta Chamada de Artigos visa elucidar a crescente importância do PC como uma componente fundamental da educação matemática atual, incentivando educadores e investigadores a envolverem-se em diálogo construtivo e iniciativas colaborativas, contribuindo para uma geração de aprendizes proficientes tanto em matemática como em computação. A Chamada de Artigos procura submissões que explorem várias avenidas interessantes na interseção entre PC e matemática em todos os níveis educacionais. Embora seja adequado a este número temático qualquer estudo que aborde a relação entre PC e educação matemática, acolhemos especificamente artigos que apresentem:

  • Estudos teóricos e empíricos que explorem as formas pelas quais o PC pode efetivamente fomentar o pensamento e a aprendizagem matemática, e vice-versa.
  • Revisões sistemáticas analisando a relação ou interação entre PC e pensamento matemático e aprendizagem matemática.
  • Intervenções baseadas em design ou estudos de caso fazendo ligações explícitas entre o ensino e a aprendizagem de ideias matemáticas específicas e PC.
  • Estudos interdisciplinares ou multidisciplinares que visem desenvolver ou apoiar a prática curricular e a aprendizagem dos estudantes em PC e matemática.
  • Investigações que explicitamente comuniquem as vantagens das ferramentas de programação como suporte para a aprendizagem de conteúdos de matemática.
  • Estudos abordando uma integração mais coerente de PC na educação matemática, incluindo investigação sobre a integração de ferramentas e atividades desconetadas para crianças na educação K-6.
  • Trabalho relevante sobre como maximizar o papel efetivo do PC na aprendizagem matemática dos estudantes, e vice-versa, focando em nuances qualitativas nos processos de aprendizagem dos estudantes, ou identificando e comparando características essenciais de tarefas e abordagens instrucionais que gerem resultados de aprendizagem discrepantes.
  • Pesquisa abordando os atributos específicos do PC e do pensamento matemático para potencializar efetivamente a integração do PC no ensino e aprendizagem de matemática, incluindo as mudanças transformadoras do currículo e do ensino numa perspetiva de PC para a educação matemática.
  • O papel do desenvolvimento profissional dos professores na facilitação da integração do PC na educação matemática.

 

Informações para submissão de manuscritos:

Esta Chamada de Artigos convida à submissão de contribuições teóricas ou empíricas originais que estejam alinhadas com o tema do número temático. As submissões são aceites em português, espanhol, inglês ou francês, e não devem exceder 8000 palavras, aderindo às normas de publicação da Quadrante, disponíveis em https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/about/submissions. Cada manuscrito passará por um processo de revisão por pares duplamente anónimo.

As submissões para o número temático estão atualmente abertas.

 

Prazo de submissão: 31 de maio de 2024.