Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Foi retirada toda a informação que possa identificar os autores ou as suas instituições, nomeadamente, o nome dos autores, a sua afiliação, a autorreferência de publicações e a menção a projetos ou apoios recebidos.
  • O texto está escrito em português, inglês, francês ou espanhol.
  • O artigo não excede as 8.000 palavras, inclui um resumo com um máximo de 200 palavras e até 6 palavras-chave. Inclui ainda uma versão em inglês do título, resumo e palavras-chave. No caso de um artigo escrito em inglês, deve incluir uma versão em português do título, resumo e palavras-chave.
  • O texto está de acordo com o modelo disponibilizado, num formato editável (docx, doc), com as figuras, tabelas e quadros devidamente integrados e numerados.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, nomeadamente as normas APA, 6.ª edição
  • Quando disponíveis, foram fornecidos DOI ou URLs para as referências.
  • Caso se aplique, foi obtida a permissão para o uso de material protegido por direitos de autor.
  • Este artigo foi aprovado por todos os autores e pode ser publicado como foi submetido.

Instruções para Autores

Originalidade da proposta

A Quadrante aceita apenas artigos originais que não tenham sido publicados nem estejam em processo de avaliação noutras publicações. Aceita-se, contudo, que o conteúdo seja adaptado de comunicações ou conferências em congressos ou de trabalhos académicos dos autores, desde que tal facto seja comunicado ao editor e referenciado no artigo aquando da sua publicação.

Preparação das propostas para submissão

A aceitação da proposta de artigo para o processo de revisão depende do estrito cumprimento das normas definidas pela revista.

O texto deverá ter até 8000 palavras (excluindo os resumos e anexos) e poderá ser escrito em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

O título, resumo e palavras-chave devem ser apresentados em duas línguas: na língua original do artigo e em inglês (ou em português, no caso de a proposta ser escrita em inglês). Devem apresentar-se, no máximo, seis palavras-chave em cada língua, e cada resumo não deve exceder 200 palavras.

O texto deve seguir as normas gerais de formatação indicadas no modelo. Sugere-se que o texto seja construído a partir do ficheiro do modelo, num documento compatível com o Microsoft Word, para garantir que segue as normas da revista.

Modelo (.doc) | Modelo (.pdf)

As figuras, as tabelas e os quadros incluídos na proposta de artigo devem ter boa legibilidade e, se for o caso, incluir as fontes. Os autores devem verificar a necessidade de pedir autorização para a reprodução de figuras, tabelas e quadros.

As citações com mais do que quarenta palavras ou as transcrições devem ser destacadas do texto, com uma margem de 1cm à esquerda e à direita.

As notas devem ser evitadas, mas, quando necessárias, devem surgir no final do texto, antes das referências.

As referências devem seguir o estilo APA, 6ª edição (www.apastyle.org), tanto no corpo do texto como na lista de referências.

Submissão eletrónica

É necessário que todos os autores da proposta se registem no sistema antes de submeter um artigo, caso não o tenham feito anteriormente. Um dos autores poderá, então, aceder ao sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

A submissão do artigo requer a introdução de um conjunto de informação (meta-dados) para cada um dos autores: nome, ORCID Id, afiliação, país e email. A introdução do nome dos autores no respetivo campo deve respeitar a ordem de autoria que pretendem ver incluída no artigo, caso este venha a ser aceite para publicação.

Dado que o processo de revisão é realizado sob anonimato, o ficheiro com o artigo não deve conter informação que possa identificar os autores ou as suas instituições, nomeadamente, o nome dos autores, a sua afiliação, a autorreferência de publicações e a menção a projetos ou apoios recebidos. Caso a proposta de artigo seja aceite para publicação, essa informação será, posteriormente, introduzida.

A Quadrante não cobra quaisquer taxas para submissão, processamento ou publicação de artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.