Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22568Referências
Alrø, H., & Skovsmose, O. (2006). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
Burleson, B. R. (2007). Constructivism: A general theory of communication skill. In B. B. Whaley, & W. Samter (Eds.), Explaining communication: Contemporary theories and exemplars (pp. 105–128). London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.
Guerreiro, A. (2011). Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática: Práticas no 1.º ciclo do ensino básico (Tese de doutoramento). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa.
Guerreiro, A., Tomás Ferreira, R., Menezes, L., & Martinho, M. H. (2015). Comunicação na sala de aula: A perspetiva do ensino exploratório da Matemática. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, 23(4), 279-295.
Martinho, M. H. (2007). A comunicação na sala de aula de Matemática (Tese de Doutoramento). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa.
Menezes, L. (2004). Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projeto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores (Coleção TESES- doutoramento). Lisboa: APM.
Menezes, L., Tomás Ferreira, R., Martinho, M. H., & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 135-161). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Morgan, C., Craig, T., Schütte, M., & Wagner, D. (2014). Language and communication in mathematics education: An overview of research in the field. ZDM, 46(6), 843-853.
Nacarato, A. M. (2012). A comunicação oral nas aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação, 6(1), 9-26.
Pimm, D. (2018). Sixty years (or so) of language data in Mathematics Education. In J. N. Moschkovich, D. Wagner, A. Bose, J. Rodrigues Mendes, & M. Schütte (Eds.), Language and communication in Mathematics Education (pp. 11-23). Springer, Cham.
Sfard, A., & Kieran, C. (2001). Cognition as communication: Rethinking learning-by-talking through multi-faceted analysis of students' mathematical interactions. Mind, Culture, and Activity, 8(1), 42-76.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Quadrante
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.