O papel do feedback oral na coconstrução de significados num ambiente de geometria dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22569Palavras-chave:
feedback oral, geometria dinâmica, coconstrução de significadosResumo
Este artigo tem por objetivo descrever e compreender o feedback oral que surge entre alunos e a sua ligação à coconstrução de significados, durante a resolução de tarefas, em trabalho colaborativo, recorrendo a um ambiente de geometria dinâmica (AGD). O quadro conceptual tem como eixos o feedback oral, o trabalho colaborativo e a coconstrução de significados em AGDs. Assumindo um posicionamento interpretativo, a investigação adota a metodologia qualitativa de estudo de caso com dois alunos. Recorreu-se a uma utilização regular do GeoGebra com uma turma, ao longo dos 7.º e 8.º anos de escolaridade, no estudo da Geometria. Apresentam-se e analisam-se dois episódios: um da fase inicial e outro da fase final do estudo. A análise dos episódios foca-se no feedback oral entre alunos e na coconstrução de significados. Como principais conclusões deste estudo salienta-se a possibilidade de compreender as potencialidades do feedback oral e a forma como mudam as suas ligações à coconstrução de significados, à medida que os alunos vão dominando o AGD. Empiricamente, foi possível detetar deslocações de intencionalidade no feedback oral dos alunos, nomeadamente através do surgimento de diferentes momentos de negociação, compreensão e partilha de significados.
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