Participação dos estudantes portugueses de 9 e de 13 anos de idade no "Second International Assessment of Educational Progress" - Matemática

Autores

  • Glória Ramalho Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22663

Resumo

O Segundo Estudo Internacional do IAEP sobre Matemática e Ciências teve lugar entre 1989 e 1992. Este estudo, em que colaboraram 20 países. Consistiu numa sondagem sobre o desempenho dos alunos de nove e de 13 anos de idade nestas áreas em cada um dos participantes. Este artigo apresenta um sumário dos resultados dos estudantes portugueses em Matemática no contexto do estudo internacional. Os jovens portugueses destes dois níveis etários apresentam, em média, um desempenho fraco. No conjunto dos resultados nacionais manifesta-se heterogeneidade a nível quer das diferentes regiões geográficas/administrativas quer dos tipos de comunidades em que as escolas estão inseridas. As escolas públicas e as privadas mostram resultados médios distintos e favoráveis às privadas nas duas populações. O facto de um aluno poder ficar mais de um ano no mesmo grau de escolaridade não denota reverter num melhoramento dos seus resultados académicos. Manifestam-se indícios da existência de representações diferentes sobre a aprendizagem da Matemática entre os alunos de 13 anos.

Downloads

Publicado

1995-06-30

Como Citar

Ramalho, G. (1995). Participação dos estudantes portugueses de 9 e de 13 anos de idade no "Second International Assessment of Educational Progress" - Matemática. Quadrante, 4(1), 43–65. https://doi.org/10.48489/quadrante.22663

Edição

Secção

Artigos