Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar

Autores

  • Elsa Fernandes Departamento de Matemática, Universidade da Madeira, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22726

Palavras-chave:

Aprendizagem, Interacções sociais, Trabalho cooperativo, Artefactos, Recursos estruturantes

Resumo

Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões. 

Downloads

Publicado

2000-06-30

Como Citar

Fernandes, E. (2000). Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar . Quadrante, 9(1), 49–86. https://doi.org/10.48489/quadrante.22726

Edição

Secção

Artigos