Integrating history of mathematics into the mathematics classroom

Autores

  • Rosa Antónia Tomás Ferreira Departamento de Matemática Pura Faculdade de Ciências do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1930-6072
  • Beverly S. Rich Mathematics Department Illinois State University, Normal, IL, USA

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22735

Palavras-chave:

História da matemática, Currículo, Recursos para a sala de aula

Resumo

Neste artigo, pretendemos sensibilizar os professores de matemática para os benefícios, tanto para eles como para os seus alunos, que resultam de uma integração adequada da história da matemática no ensino da mesma. Cientes de algumas objecções e dificuldades inerentes a este processo de integração curricular, apresentamos algumas formas de integrar a história da matemática no ensino que têm sido sugeridas na literatura. Indicamos igualmente alguns recursos e referências que podem ajudar e guiar os professores a integrarem a história da matemática no ensino.

Downloads

Publicado

2001-12-30

Como Citar

Ferreira, R. A. T., & Rich, B. S. (2001). Integrating history of mathematics into the mathematics classroom. Quadrante, 10(2), 67–96. https://doi.org/10.48489/quadrante.22735

Edição

Secção

Artigos