Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas

Autores

  • Francisco Gil Cuadra Departamento de Didáctica de la Matemática y de las Ciencias Experimentales Universidad de Almería, Espanha https://orcid.org/0000-0002-2021-9400
  • Luis Rico Romero Departamento de Didáctica de la Matemática Universidad de Granada, Espanha
  • Enrique Castro Martínez Departamento de Didáctica de la Matemática Universidad de Granada, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22757

Palavras-chave:

Pensamiento del profesor, concepciones y creencias, evaluación en matemáticas, enseñanza-aprendizaje, educación matemática, educación secundaria

Resumo

Este trabalho descreve e caracteriza as concepções e crenças que os professores do ensino médio da Andaluzia têm sobre o ensino-aprendizagem e a avaliação da matemática. Trata-se de um estudo exploratório que utiliza a técnica de pesquisa, através da aplicação de dois questionários fechados como escala de avaliação em uma amostra (n = 163) da população estudada (n = 412) . A análise fatorial dos dados permite detectar fatores gerais que estabelecem as concepções globais apoiadas pelo corpo docente sobre esses tópicos. O fator geral é articulado, respectivamente, em 16 e 13 fatores específicos, que mostram diversas crenças dos professores.

Publicado

2003-06-30

Como Citar

Cuadra, F. G., Rico Romero, L., & Castro Martínez, E. (2003). Concepciones y creencias del profesorado de secundaria andaluz sobre enseñanza-aprendizaje y evaluación en matemáticas. Quadrante, 12(1), 75–101. https://doi.org/10.48489/quadrante.22757

Edição

Secção

Artigos