Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22758Palavras-chave:
Resolução de problemas, avaliação, ensino, aprendizagem, concepção, prática pedagógicaResumo
A investigação apresentada está incluída num estudo mais amplo realizado no âmbito de uma Tese de Mestrado em Educação Matemática, e tem como foco central o estudo da relação entre as concepções e as práticas de três professores de Matemática na avaliação da resolução de problemas. A metodologia é qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados resultou de entrevistas, observações, registos e notas. A análise de dados foi feita a partir de um conjunto de categorias previamente definidas.
Estes professores revelaram coerência entre as suas concepções e as respectivas práticas na resolução de problemas, embora manifestassem algumas discrepâncias no que se refere à respectiva avaliação. O sentido geral das conclusões desta investigação aponta para a necessidade de se procurar entender a relação entre as concepções e as práticas dos professores nos diferentes domínios, e ainda para a necessidade de se estabelecerem programas de formação dos professores. Este estudo sublinha ainda que a avaliação da resolução de problemas é um domínio de grande complexidade, mesmo para professores com reconhecida experiência.
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