Práticas profissionais dos professores de Matemática

Autores

  • João Pedro Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616
  • Lurdes Serrazina Grupo de Investigação DIF | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3781-8108

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22780

Palavras-chave:

Prática profissional, Tarefa, Material didáctico, Comunicação na sala de aula, Gestão curricular, Avaliação, Colaboração, Formação

Resumo

Este artigo analisa resultados dos estudos realizados em Portugal sobre as práticas profissionais dos professores de Matemática em diversos campos: (i) tarefas propostas, (ii) materiais utilizados, (iii) comunicação na sala de aula, (iv) gestão curricular, (v) avaliação, (vi) colaboração e (vii) formação. São passados em revista o relatório Matemática 2001, o estudo Resultados diferentes, escolas de qualidade diferente?, o relatório nacional do TIMSS sobre contextos de aprendizagem, bem como outros estudos quantitativos e qualitativos na sua maior parte realizados no âmbito de trabalhos académicos. Os estudos considerados mostram que as práticas actuais dos professores são ainda predominantemente marcadas por um estilo de ensino expositivo, baseado na resolução de exercícios e que pouco recorre a materiais para além do quadro, giz e manual, prevalecendo uma comunicação unidireccional, uma preocupação sumativa na avaliação, o estilo de trabalho individualista e a formação desligada das práticas lectivas.

No entanto, evidenciam-se sinais de novas práticas, envolvendo uma diversificação de tarefas, uma comunicação mais partilhada, uma maior atenção aos aspectos formativos da avaliação e um reconhecimento do interesse da colaboração profissional, aspectos que são, de resto, bem visíveis em alguns dos estudos naturalísticos realizados. O artigo conclui pela necessidade de se realizarem novos estudos, que permitam traçar um quadro mais nítido da situação e compreender quais os factores que para ela contribuem e que podem ou não facilitar a respectiva mudança.

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Publicado

2004-12-30

Como Citar

Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2004). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Quadrante, 13(2), 51–74. https://doi.org/10.48489/quadrante.22780

Edição

Secção

Artigos