Resolvendo adição de fracções através do simbolismo matemático e através de âncoras
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22782Palavras-chave:
Crianças, Adição de frações, Simbolismo matemático, Referencial de metadeResumo
Pesquisas mostram que crianças resolvem, com sucesso, tarefas envolvendo conceitos matemáticos complexos (proporção e probabilidade) quando usam o referencial de metade como âncora para o raciocínio. A partir desses resultados o presente estudo investigou:
(a) se crianças resolveriam adições de frações através do referencial de metade; e
(b) a natureza das dificuldades ao realizar adição de frações através do simbolismo formal.
Quarenta e dois alunos do ensino elementar (8-9 anos) resolveram adições de frações em duas situações: através do referencial de metade e através do simbolismo matemático. Em ambas as situações as crianças eram solicitadas a explicar como haviam resolvido as operações. A partir dessas justificativas foram identificados diferentes tipos de estratégias. Como esperado, as crianças apresentaram dificuldades na resolução das operações através do simbolismo matemático; porém mostraram um bom desempenho quando o referencial de metade era oferecido como âncora durante o processo de resolução.
Os erros na situação simbólica, como documentado na literatura, indicam que a criança aplica o conhecimento sobre números inteiros aos números fracionários. Os tipos de erros são detalhados e discutidos em uma perspectiva de desenvolvimento. Concluiu-se que o referencial de metade auxilia na resolução de adição de frações, desempenhando papel importante no raciocínio matemático.
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