Resolvendo adição de fracções através do simbolismo matemático e através de âncoras

Autores

  • Maria Soraia Cruz Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Alina Spinillo Universidade Federal de Pernambuco, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6113-4454

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22782

Palavras-chave:

Crianças, Adição de frações, Simbolismo matemático, Referencial de metade

Resumo

Pesquisas mostram que crianças resolvem, com sucesso, tarefas envolvendo conceitos matemáticos complexos (proporção e probabilidade) quando usam o referencial de metade como âncora para o raciocínio. A partir desses resultados o presente estudo investigou:

(a) se crianças resolveriam adições de frações através do referencial de metade; e

(b) a natureza das dificuldades ao realizar adição de frações através do simbolismo formal.

Quarenta e dois alunos do ensino elementar (8-9 anos) resolveram adições de frações em duas situações: através do referencial de metade e através do simbolismo matemático. Em ambas as situações as crianças eram solicitadas a explicar como haviam resolvido as operações. A partir dessas justificativas foram identificados diferentes tipos de estratégias. Como esperado, as crianças apresentaram dificuldades na resolução das operações através do simbolismo matemático; porém mostraram um bom desempenho quando o referencial de metade era oferecido como âncora durante o processo de resolução.

Os erros na situação simbólica, como documentado na literatura, indicam que a criança aplica o conhecimento sobre números inteiros aos números fracionários. Os tipos de erros são detalhados e discutidos em uma perspectiva de desenvolvimento. Concluiu-se que o referencial de metade auxilia na resolução de adição de frações, desempenhando papel importante no raciocínio matemático.

Downloads

Publicado

2004-12-30

Como Citar

Cruz, M. S., & Spinillo, A. (2004). Resolvendo adição de fracções através do simbolismo matemático e através de âncoras . Quadrante, 13(2), 3–29. https://doi.org/10.48489/quadrante.22782

Edição

Secção

Artigos