Revisitando o conceito de probabilidade com um olhar da Psicologia

Autores

  • Carolina Carvalho Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
  • José António Fernandes Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2015-160X

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22795

Palavras-chave:

Conceito de probabilidade, Perspectiva de Piaget, Perspectiva de Fischbein, Ensino de probabilidades

Resumo

Na sociedade actual lidar com a noção de probabilidade tornou-se uma necessidade de qualquer cidadão para conseguir interpretar muitos dos eventos com que é confrontado nos mais variados contextos da sua vida. Em resposta a essa necessidade, tem sido introduzido nos currículos da generalidade dos países o seu estudo, enquanto meio de compreender a incerteza inerente a tais eventos, esperando-se que os alunos pensem, apreendam e descrevam a realidade de uma forma não determinista.

Para planear actividades e situações que ajudem os alunos a construir um conceito tão complexo como o de probabilidade é fundamental o professor compreender como esse conceito se desenvolve ao longo da vida da criança e do adolescente. Encontrar na literatura explicações sobre o modo como este conceito evolui leva-nos até aos trabalhos de Piaget e Fischbein e seus colaboradores, sobre os quais nos debruçamos neste artigo com o objectivo de daí retirar algumas implicações para a sala de aula.

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Publicado

2005-12-30

Como Citar

Carvalho, C., & Fernandes, J. A. (2005). Revisitando o conceito de probabilidade com um olhar da Psicologia. Quadrante, 14(2), 71–88. https://doi.org/10.48489/quadrante.22795

Edição

Secção

Artigos