Revisitando o conceito de probabilidade com um olhar da Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22795Palavras-chave:
Conceito de probabilidade, Perspectiva de Piaget, Perspectiva de Fischbein, Ensino de probabilidadesResumo
Na sociedade actual lidar com a noção de probabilidade tornou-se uma necessidade de qualquer cidadão para conseguir interpretar muitos dos eventos com que é confrontado nos mais variados contextos da sua vida. Em resposta a essa necessidade, tem sido introduzido nos currículos da generalidade dos países o seu estudo, enquanto meio de compreender a incerteza inerente a tais eventos, esperando-se que os alunos pensem, apreendam e descrevam a realidade de uma forma não determinista.
Para planear actividades e situações que ajudem os alunos a construir um conceito tão complexo como o de probabilidade é fundamental o professor compreender como esse conceito se desenvolve ao longo da vida da criança e do adolescente. Encontrar na literatura explicações sobre o modo como este conceito evolui leva-nos até aos trabalhos de Piaget e Fischbein e seus colaboradores, sobre os quais nos debruçamos neste artigo com o objectivo de daí retirar algumas implicações para a sala de aula.
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