Equações do 2.º grau do fim do século XIX ao início do século XXI: Uma análise de sete manuais escolares

Autores

  • João Pedro da Ponte Grupo de Investigação DIFMAT Centro de Investigação em Educação e Departamento de Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616
  • Carmen Salvado ES Eça de Queirós e Externato Champagnat, Lisboa, Portugal
  • Ana Fraga ES Soares Basto, Oliveira de Azeméis, Portugal
  • Teresa Santos ES Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, Portugal
  • Elisa Mosquito ES D. José I e Colégio S. Francisco Xavier, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22809

Palavras-chave:

Álgebra, Equações, Tarefas, Manuais, História do Ensino da Matemática

Resumo

Este artigo analisa o modo como as equações do 2.º grau são abordadas em sete manuais escolares publicados entre o fim do século XIX e o início do século XXI, escolhidos entre os mais utilizados em cada período. Analisamos a forma como este assunto é apresentado em cada manual, incluindo a abordagem do tema, os exemplos e as tarefas propostas para o aluno resolver, bem como os contextos utilizados e a linguagem e grafismo.

A análise realizada mostra que o assunto foi tendo um tratamento cada vez mais simplificado, tanto nos conteúdos como nas tarefas propostas e na linguagem, notando-se a influência da Matemática moderna com a introdução de elementos da lógica e da teoria dos conjuntos. Ressalta, ainda, uma evolução muito interessante no uso dos termos “exercício” e “problema”.

Numa primeira fase, os exercícios tendiam a ter grande complexidade e designavam-se por problemas os que tinham um enunciado em linguagem natural. Mais tarde, o termo “exercício” é substituído por “actividade”. No manual mais recente, o termo “exercício” desaparece e o termo “problema” passa a designar tarefas de tipo muito diversificado, incluindo tarefas extremamente simples.

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Publicado

2007-06-30

Como Citar

Ponte, J. P. da, Salvado, C., Fraga, A., Santos, T., & Mosquito, E. (2007). Equações do 2.º grau do fim do século XIX ao início do século XXI: Uma análise de sete manuais escolares. Quadrante, 16(1), 111–146. https://doi.org/10.48489/quadrante.22809

Edição

Secção

Artigos