Equações do 2.º grau do fim do século XIX ao início do século XXI: Uma análise de sete manuais escolares
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22809Palavras-chave:
Álgebra, Equações, Tarefas, Manuais, História do Ensino da MatemáticaResumo
Este artigo analisa o modo como as equações do 2.º grau são abordadas em sete manuais escolares publicados entre o fim do século XIX e o início do século XXI, escolhidos entre os mais utilizados em cada período. Analisamos a forma como este assunto é apresentado em cada manual, incluindo a abordagem do tema, os exemplos e as tarefas propostas para o aluno resolver, bem como os contextos utilizados e a linguagem e grafismo.
A análise realizada mostra que o assunto foi tendo um tratamento cada vez mais simplificado, tanto nos conteúdos como nas tarefas propostas e na linguagem, notando-se a influência da Matemática moderna com a introdução de elementos da lógica e da teoria dos conjuntos. Ressalta, ainda, uma evolução muito interessante no uso dos termos “exercício” e “problema”.
Numa primeira fase, os exercícios tendiam a ter grande complexidade e designavam-se por problemas os que tinham um enunciado em linguagem natural. Mais tarde, o termo “exercício” é substituído por “actividade”. No manual mais recente, o termo “exercício” desaparece e o termo “problema” passa a designar tarefas de tipo muito diversificado, incluindo tarefas extremamente simples.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.