Proporcionalidade directa como função: da perfeição à realidade a bordo de um robot

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22811

Palavras-chave:

Aprendizagem, Funções, Proporcionalidade Directa, Robots

Resumo

Este artigo relata parte de um estudo cujo objectivo é descrever, analisar e compreender como os alunos aprendem Matemática tendo os robots como elementos mediadores da aprendizagem. Esta investigação segue uma metodologia qualitativa, dispondo-se a descrever, analisar e compreender a actividade matemática de alunos do 8.º ano de escolaridade aquando da aprendizagem das funções. A proposta pedagógica foi constituída por cinco tarefas que compreendiam o uso de pequenos modelos robóticos, Robotics Invention System™ 2.0 da Lego Mindstorm™, duas fichas de trabalho e um teste de avaliação em duas fases.

A análise dos dados e a disposição das conclusões foram estabelecidas conforme o papel desempenhado pelos robots na resolução de problemas matemáticos, na aprendizagem das funções e no desenvolvimento de competência matemática. Neste artigo, discutiremos como é que os robots contribuem para a aprendizagem da Matemática, nomeadamente das funções de proporcionalidade directa.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Oliveira, R., Fernandes, E., & Fermé, E. (2007). Proporcionalidade directa como função: da perfeição à realidade a bordo de um robot. Quadrante, 16(1), 81–110. https://doi.org/10.48489/quadrante.22811

Edição

Secção

Artigos