Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher question from the primary to the early secondary school levels

Autores

  • Carolyn Kieran Département de Mathématiques, Université du Québec à Montréal, Canadá

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22814

Palavras-chave:

Tarefas que desenvolvem o raciocínio algébrico, Pensamento algébrico, Generalização, Pensamento relacional, Forma em Early Algebra, Métodos generalizáveis

Resumo

Este artigo começa com uma apresentação dos diversos modos usados pelos investigadores para descrever o raciocínio algébrico em Matemática, com especial ênfase no primeiro ciclo do ensino básico. A partir daí, discute-se o papel das tarefas e da discussão de questões colocadas pelo professor no desenvolvimento do raciocínio algébrico dos alunos.

Segue-se a principal parte do artigo onde se apresentam exemplos recolhidos na investigação internacional sobre o raciocínio algébrico que ilustram de que forma as tarefas e as questões colocadas pelo professor podem ser apresentadas de modo a fomentar o pensamento relacional, a consciência da forma e abordagens generalizaveis nos alunos do primeiro ciclo ao início do secundário. Os exemplos de tarefas que são discutidos, na sua globalidade, sugerem a importância de um aspecto central: sequências estruturadas de operações que conduzem a atenção dos alunos para aspectos cruciais de forma e sua generalização.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Kieran, C. (2007). Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher question from the primary to the early secondary school levels . Quadrante, 16(1), 5–26. https://doi.org/10.48489/quadrante.22814

Edição

Secção

Artigos