A história da disciplina de Matemática - Abordagem teóricas, fontes e estudos (contributos para um campo de pesquisa)

Autores

  • Joaquim Pintassilgo Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7685-7367
  • Anabela Teixeira Escola Secundária de Camões, Lisboa, Portugal
  • Isabel Cristina Dias Escola Secundária/3 José Cardoso Pires, Santo António dos Cavaleiros, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22827

Palavras-chave:

história das disciplinas, matemática escolar, fontes

Resumo

O presente artigo situa-se na área da história das disciplinas escolares e pretende recensear alguns dos contributos teóricos mais importantes para a investigação neste campo, designadamente no que diz respeito à história da matemática escolar. Pretende-se, também, proceder ao levantamento das principais fontes passíveis de serem utilizadas neste contexto e contribuir, em diálogo com textos próximos, para a efectivação de um balanço da investigação já realizada.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Pintassilgo, J., Teixeira, A., & Dias, I. C. (2008). A história da disciplina de Matemática - Abordagem teóricas, fontes e estudos (contributos para um campo de pesquisa) . Quadrante, 17(1), 5–26. https://doi.org/10.48489/quadrante.22827

Edição

Secção

Artigos