Complexidade e modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem: diálogos e conjunções

Autores

  • Lênio Levy Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA), Brasil
  • Adílson Espírito Santo Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22830

Palavras-chave:

Modelagem matemática, complexidade, ensino-aprendizagem

Resumo

O presente texto diz respeito a uma investigação em nível teórico que acenou com a possibilidade de conjugarem-se intencionalmente, no processo de ensino-aprendizagem, a modelagem matemática e a concepção epistemológica acerca da complexidade

A concepção de complexidade que norteou este trabalho baseou-se no corpo de idéias do filósofo, historiador, antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin. Por sua vez, quanto à modelagem, à modelagem matemática e à modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem, levaram-se em consideração várias idéias dos autores brasileiros Rodney Carlos Bassanezi, Maria Salett Biembengut e Nelson Hein.

No texto, inicialmente abordaram-se alguns aspectos relativos à origem histórica, no Brasil, da utilização do recurso da modelagem no processo de ensino-aprendizagem, identificando-se os primórdios da aplicação de tal recurso pedagógico com os ideários defendidos por Anísio Teixeira e Paulo Freire. Em seguida, abordaram-se os temas cultura, complexidade e educação.

Após isso, discorreu-se acerca de Edgar Morin e de sua concepção de complexidade. Por último, apresentaram-se mais alguns conceitos sobre modelagem e argumentos em prol da sua adaptação (cerne desta pesquisa) aos princípios da teoria da complexidade moriniana.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Levy, L., & Espírito Santo, A. (2008). Complexidade e modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem: diálogos e conjunções . Quadrante, 17(2), 73–96. https://doi.org/10.48489/quadrante.22830

Edição

Secção

Artigos