Complexidade e modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem: diálogos e conjunções
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22830Palavras-chave:
Modelagem matemática, complexidade, ensino-aprendizagemResumo
O presente texto diz respeito a uma investigação em nível teórico que acenou com a possibilidade de conjugarem-se intencionalmente, no processo de ensino-aprendizagem, a modelagem matemática e a concepção epistemológica acerca da complexidade
A concepção de complexidade que norteou este trabalho baseou-se no corpo de idéias do filósofo, historiador, antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin. Por sua vez, quanto à modelagem, à modelagem matemática e à modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem, levaram-se em consideração várias idéias dos autores brasileiros Rodney Carlos Bassanezi, Maria Salett Biembengut e Nelson Hein.
No texto, inicialmente abordaram-se alguns aspectos relativos à origem histórica, no Brasil, da utilização do recurso da modelagem no processo de ensino-aprendizagem, identificando-se os primórdios da aplicação de tal recurso pedagógico com os ideários defendidos por Anísio Teixeira e Paulo Freire. Em seguida, abordaram-se os temas cultura, complexidade e educação.
Após isso, discorreu-se acerca de Edgar Morin e de sua concepção de complexidade. Por último, apresentaram-se mais alguns conceitos sobre modelagem e argumentos em prol da sua adaptação (cerne desta pesquisa) aos princípios da teoria da complexidade moriniana.
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