Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências

Autores

  • Rita Ferreira Centro Novas Oportunidades — Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira , Portugal
  • Elsa Fernandes Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação da FCUL, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9867-6230

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22831

Palavras-chave:

Matemática, Reconhecimento, Aprendizagem, Competência Matemática, Experiência Profissional

Resumo

O presente artigo emerge das refl exões feitas numa investigação desenvolvida num Centro Novas Oportunidades com o principal objectivo de analisar, compreender e desocultar a Matemática "escondida" no percurso de vida de dois adultos (Teresa e João) envolvidos num processo de reconhecimento de competências matemáticas. Uma vez que a referida investigação foi desenvolvida no âmbito de um Mestrado em Ensino da Matemática, pela formadora de Matemática para a Vida que acompanhou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos dois adultos mencionados, o estudo centrou-se nas competências matemáticas.

No decorrer da investigação, as seguintes questões funcionaram como linhas orientadoras:

(1) Que importância tem o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) na vida das pessoas que o frequentam?

(2) Que influência tem a escola na postura das pessoas face à Matemática ao longo da vida?

(3) Que competências matemáticas desenvolvem as pessoas nas diferentes profissões?

(4) Aprende-se matemática vivendo?

Neste artigo, o foco estará nas reflexões feitas em torno da terceira e quarta questões com base na história de vida do João. O principal objectivo deste artigo é divulgar o trabalho realizado pela investigadora e pela sua orientadora, nomeadamente alguns resultados daí emergentes.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Ferreira, R., & Fernandes, E. (2008). Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências. Quadrante, 17(2), 47–72. https://doi.org/10.48489/quadrante.22831

Edição

Secção

Artigos