Desocultando competências matemáticas à luz da história de vida: uma experiência num centro de reconhecimento, validação e certificação de competências
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22831Palavras-chave:
Matemática, Reconhecimento, Aprendizagem, Competência Matemática, Experiência ProfissionalResumo
O presente artigo emerge das refl exões feitas numa investigação desenvolvida num Centro Novas Oportunidades com o principal objectivo de analisar, compreender e desocultar a Matemática "escondida" no percurso de vida de dois adultos (Teresa e João) envolvidos num processo de reconhecimento de competências matemáticas. Uma vez que a referida investigação foi desenvolvida no âmbito de um Mestrado em Ensino da Matemática, pela formadora de Matemática para a Vida que acompanhou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos dois adultos mencionados, o estudo centrou-se nas competências matemáticas.
No decorrer da investigação, as seguintes questões funcionaram como linhas orientadoras:
(1) Que importância tem o CRVCC (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) na vida das pessoas que o frequentam?
(2) Que influência tem a escola na postura das pessoas face à Matemática ao longo da vida?
(3) Que competências matemáticas desenvolvem as pessoas nas diferentes profissões?
(4) Aprende-se matemática vivendo?
Neste artigo, o foco estará nas reflexões feitas em torno da terceira e quarta questões com base na história de vida do João. O principal objectivo deste artigo é divulgar o trabalho realizado pela investigadora e pela sua orientadora, nomeadamente alguns resultados daí emergentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.