O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22839Palavras-chave:
Calculadora gráfica, génese instrumental, esquemas, aprendizagem das funçõesResumo
Este estudo tem como objectivo estudar como alunos do 11.º ano integram a calculadora gráfica na sua actividade no tema Funções Racionais, ou seja, como se caracteriza o processo de génese instrumental. Procura dar resposta às questões:
(a) Quais os esquemas instrumentais e de compreensão algébrica que os alunos utilizam e como estes se relacionam?
(b) Qual o papel do contexto de aprendizagem no processo de génese instrumental?
Neste estudo adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com a realização de um estudo de caso. As estratégias de recolha de dados foram a entrevista, observação de aulas e análise das produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que os alunos integram a calculadora gráfica na sua actividade de forma signifi cativa, tendo desenvolvido diversos esquemas instrumentais. Embora valorizarem a aplicação de esquemas de compreensão algébrica, a utilização da máquina terá contribuído para o desenvolvimento de esquemas mentais que permitem entender a Álgebra como um meio de representação. Verifica-se a importância do contexto de aprendizagem, nomeadamente: o desenvolvimento de tarefas envolvendo diferentes representações e a conversão entre elas; a discussão das tarefas usando uma calculadora gráfica ligada ao viewscreen; a ênfase dada às limitações da tecnologia e à escolha da janela de visualização.
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