O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano

Autores

  • Ana Cristina Almeida Escola Secundária Dr. José Afonso, Seixal, Portugal
  • Hélia Oliveira Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | CIEFCUL, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2560-1641

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22839

Palavras-chave:

Calculadora gráfica, génese instrumental, esquemas, aprendizagem das funções

Resumo

Este estudo tem como objectivo estudar como alunos do 11.º ano integram a calculadora gráfica na sua actividade no tema Funções Racionais, ou seja, como se caracteriza o processo de génese instrumental. Procura dar resposta às questões:

(a) Quais os esquemas instrumentais e de compreensão algébrica que os alunos utilizam e como estes se relacionam?

(b) Qual o papel do contexto de aprendizagem no processo de génese instrumental?

Neste estudo adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com a realização de um estudo de caso. As estratégias de recolha de dados foram a entrevista, observação de aulas e análise das produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que os alunos integram a calculadora gráfica na sua actividade de forma signifi cativa, tendo desenvolvido diversos esquemas instrumentais. Embora valorizarem a aplicação de esquemas de compreensão algébrica, a utilização da máquina terá contribuído para o desenvolvimento de esquemas mentais que permitem entender a Álgebra como um meio de representação. Verifica-se a importância do contexto de aprendizagem, nomeadamente: o desenvolvimento de tarefas envolvendo diferentes representações e a conversão entre elas; a discussão das tarefas usando uma calculadora gráfica ligada ao viewscreen; a ênfase dada às limitações da tecnologia e à escolha da janela de visualização.

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Publicado

2009-12-30

Como Citar

Almeida, A. C., & Oliveira, H. (2009). O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano. Quadrante, 18(1&2), 87–118. https://doi.org/10.48489/quadrante.22839

Edição

Secção

Artigos