Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais”

Autores

  • Susana Carreira Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve UIDEF | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0746-7258

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22840

Palavras-chave:

nativos digitais, manipulativos virtuais, tecnologias, experimentar, manipular, visualizar., investigar, pensamento matemático

Resumo

O ponto de partida deste artigo reside na análise e discussão de um conjunto de características presentes nos jovens que actualmente frequentam a escola: os chamados Nativos Digitais. Entre os muitos sinais que lhes é possível apontar, destaca-se aquilo que se apresenta como uma nova forma de pensar, de agir e, sobretudo, de aprender. Tendo por base este cenário, pretende-se equacionar o papel das tecnologias, designadamente do computador, na educação matemática actual. A tónica recai sobre a exploração dos manipulativos virtuais, considerando o conceito teórico de mediação, desenvolvido por diversos autores, e que surge materializado na ideia de humanos-com-media. São apresentados e discutidos exemplos ilustrativos do que se poderá designar por abordagem experimental-com-tecnologias. O objectivo é revelar a primazia de elementos essenciais dos manipulativos virtuais: experimentar/manipular, visualizar e investigar. Tais elementos são igualmente centrais no pensamento matemático e na nova cultura virtual de aprendizagem.

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Publicado

2009-12-30

Como Citar

Carreira, S. (2009). Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais”. Quadrante, 18(1&2), 53–86. https://doi.org/10.48489/quadrante.22840

Edição

Secção

Artigos