Innovations technologiques dans l’enseignement des mathématiques: paradigmes et changement de la professionnalité de l’enseignant

Autores

  • Jean-Baptiste Lagrange Laboratoire de Didactique André Revuz, Université Paris Diderot, et IUFM, Université de Reims Champagne Ardenne, França

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22841

Palavras-chave:

Instrumentos, usos, paradigmas, ensino da Matemática, quadro negro, computador, internet, esquemas de acção instrumentalizada, profissionalidade docente

Resumo

Tomando como exemplo a Matemática, este artigo debruça-se sobre os processos de divulgação, regressão e ressurgimento das inovações tecnológicas para o ensino. As noções de paradigma, de génese instrumental do professor e profi ssionalidade são os elementos utilizados para analisar esses processos e, em particular, a posição de um actor essencial, o professor. O exemplo de quadro negro serve ara esclarecer a perspectiva sobre desenvolvimentos relacionados com o uso de artefactos no ensino. Ele mostra como os conceitos apresentados contribuem para a análise de um processo que decorreu ao longo de um século. O artigo considera três paradigmas que nos últimos trinta anos têm sustentado as inovações tecnológicas no ensino. Para o professor, estes novos paradigmas convidam a uma mudança da profi ssionalidade e das géneses instrumentais específi cas que requerem tempo para se desenvolverem.

As vagas de inovação tecnológica específicas da Matemática, da programação, do cálculo formal, da visualização e da interactividade apareceram, sensivelmente, em paralelo. Os paradigmas que elas portam não se integram facilmente, não obstante o trabalho realizado pela investigação em didáctica. A vaga da internet vem questionar, de forma profunda, a profissionalidade do professor. O artigo propõe um modelo possível de evolução da situação do professor e oferece pontos de partida para a investigação.

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Lagrange, J.-B. (2009). Innovations technologiques dans l’enseignement des mathématiques: paradigmes et changement de la professionnalité de l’enseignant. Quadrante, 18(1&2), 29 a 52. https://doi.org/10.48489/quadrante.22841

Edição

Secção

Artigos