Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22860

Palavras-chave:

Tarefas, Investigações matemáticas, Práticas, Conhecimento profissional do professor, Formação

Resumo

O presente texto descreve uma experiência lectiva, desenvolvida no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as tarefas de investigação no desenvolvimento do currículo e como reflectem sobre as suas práticas. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e centra-se no trabalho de uma professora de Matemática do 2.º ciclo, realizado ao longo do ciclo lectivo (preparação, condução da aula, reflexão), na exploração de uma tarefa de investigação envolvendo o triângulo de Pascal. Conclui-se que a dinâmica da formação, valorizando a partilha e a discussão colectiva de materiais e experiências, ajudou a professora a integrar as investigações na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. Nas suas práticas, a professora passou a atribuir um maior valor curricular às tarefas de investigação e a valorizar mais os aspectos relacionados com a comunicação, a argumentação e o ambiente de trabalho.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Pires, M. (2011). Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática . Quadrante, 20(1), 31–53. https://doi.org/10.48489/quadrante.22860

Edição

Secção

Artigos