Les questions de développement curriculaire à travers un exemple: l'enseigment de l'analyse en France au lycée depuis le debut du XXème siècle (Republicação)

Autores

  • Michèle Artigue LDAR, Université Paris Diderot — Paris 7, França

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22864

Palavras-chave:

Evolução curricular, Análise, Teoria antropológica do didáctico, Niveis de co-determinação didáctica, Ecologia dos saberes

Resumo

A evolução do currículo obedece a dinâmicas complexas. Estas dinâmicas são moldadas por condições e constrangimentos que se situam em níveis muito diferentes e que envolvem uma diversidade de actores. Neste artigo, abordamos esta complexidade a partir de um exemplo, o exemplo do ensino da Análise desde o início do século vinte, utilizando como quadro teórico a teoria antropológica da didáctica (TAD) desenvolvida por Chevallard. Começamos por introduzir os principais elementos da TAD a que vamos recorrer: a noção de praxeologia e a hierarquia dos níveis de co-determinação, em seguida descrevemos a evolução curricular no ensino da Análise em França, distinguindo sete períodos desde a reforma de 1902. No decurso da análise, procuramos identifi car características dessas dinâmicas e fenómenos didácticos associados que transcendem este caso particular.

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Artigue, M. (2011). Les questions de développement curriculaire à travers un exemple: l’enseigment de l’analyse en France au lycée depuis le debut du XXème siècle (Republicação). Quadrante, 20(2), 109–131. https://doi.org/10.48489/quadrante.22864

Edição

Secção

Artigos