A evolução curricular da Matemática em Portugal (1882-1974)

Autores

  • Maria João Mogarro Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5841-9280
  • Helena Palma Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22865

Palavras-chave:

Disciplinas escolares, Ensino da Matemática, Práticas pedagógicas, Materiais didácticos, Imprensa pedagógica

Resumo

Este texto analisa a evolução curricular da matemática no ensino primário, a partir de fontes de informação constituídas pelos programas e artigos publicados na imprensa pedagógica. Situando-se num período de tempo longo, a análise permite compreender como, entre 1882 e 1974/1975, ocorreram as alterações na designação da disciplina, nos conteúdos e nos métodos e também nos materiais didácticos. A Aritmética dominou o panorama curricular e a ela se juntou, progressivamente, o Sistema métrico e a Geometria, até o termo Matemática se impor para designar a disciplina, nos programas de 1974/1975. As indicações metodológicas traduzem-se em Instruções, Observações, Objectivos e Sugestões,revelando os modelos pedagógicos dominantes e aconselhando as práticas escolares. Aliás, a dimensão da praxis docente exprime-se com particular vitalidade na imprensa pedagógica, onde os professores discutem as questões que mais os preocupam na sua vida profissional.

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Publicado

2011-12-30

Como Citar

Mogarro, M. J., & Palma, H. (2011). A evolução curricular da Matemática em Portugal (1882-1974). Quadrante, 20(2), 81–107. https://doi.org/10.48489/quadrante.22865

Edição

Secção

Artigos