O significado das representações da função afim para alunos do 8.º ano de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22867Palavras-chave:
TIC, Função afim, Múltiplas representações, Conexões entre representações, Dificuldades de aprendizagem das funçõesResumo
Neste artigo discute-se a forma como alunos do 8º ano de escolaridade (13–15 anos de idade)procedem na passagem entre representações de funções do tipo y = ax + b, e quais as dificuldades que eles experimentam. No estudo que serviu de base a este artigo seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, num paradigma interpretativo, tendo por base dois estudos de caso. Os alunos mobilizaram várias das representações das funções, especialmente quando elas podiam ser transformadas noutras, onde a representação algébrica ganhou com a compreensão da representação gráfica. A representação tabelar, e particularmente a sua passagem para uma representação algébrica, mostrou-se um processo complicado quando os alunos i) tiveram de trabalhar com uma situação próxima do “real”,onde trabalhavam com pontos discretos e na tabela não constava explicitamente o par ordenado de abcissa zero, e ii) quando nos dados apresentados tabelarmente o par ordenado de abcissa zero não era o primeiro da lista. O recurso às tecnologias com software de múltiplas representações, assim como um trabalho activo e sistemático entre as várias representações, influenciaram favoravelmente a aprendizagem destes alunos.
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