O Cálculo Mental na Resolução de Problemas de Subtração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22887

Palavras-chave:

sentido de número, cálculo mental, subtração, resolução de problemas, estratégias de cálculo mental

Resumo

Neste artigo será apresentado parte de um estudo, feito pela primeira autora no âmbito de uma dissertação de mestrado, que tem como objetivo compreender que tipo de estratégias de cálculo mental são utilizadas, por alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, na resolução de problemas de adição e subtração, procurando compreender de que modo o significado da operação envolvida no problema influencia ou não a estratégia de cálculo mental utilizada.

O estudo foi realizado seguindo uma metodologia de natureza qualitativa de carácter interpretativo, tendo sido realizados três estudos de caso. O trabalho de campo foi realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, tendo a primeira autora desempenhado os papéis de professora e de investigadora. Aos alunos da turma foram propostas duas cadeias de problemas, resolvidas a pares. Posteriormente, já no início do 2.º ano de escolaridade, os três alunos participantes do estudo resolveram individualmente uma terceira cadeia de problemas. Neste artigo, são apresentadas e discutidas as resoluções de um dos alunos do estudo, nas três cadeias de problemas de subtração, procurando-se evidenciar aspetos mais significativos relativamente ao tipo de estratégias de cálculo mental utilizadas e o modo como estas foram ou não influenciadas pelo significado presente nos problemas.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Morais, C., & Serrazina, L. (2013). O Cálculo Mental na Resolução de Problemas de Subtração. Quadrante, 22(1), 53–76. https://doi.org/10.48489/quadrante.22887

Edição

Secção

Artigos