As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica

Autores

  • Corália Pimenta Instituto Educativo de Lordemão, Portugal
  • Manuel Joaquim Saraiva Universidade da Beira Interior e UIED, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8965-4438

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22888

Palavras-chave:

Discalculia, Dificuldades na aprendizagem das Funções, Expressão algébrica

Resumo

Reeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da sociedade atual, face às inúmeras capacidades que os alunos poderão desenvolver com a aprendizagem e utilização da Matemática. Neste artigo identificam-se as dificuldades de uma aluna do 7.º ano de escolaridade, com características compatíveis com a discalculia, na aprendizagem de conceitos específicos das funções, em particular no que respeita às expressões algébricas, bem como a utilidade e a importância do usufruto de uma intervenção educativa atempada e adequada à sua especificidade. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. Os resultados do estudo indicam que a aluna evoluiu na aprendizagem das funções, particularmente das expressões algébricas, tendo também alterado a sua atitude para com a aprendizagem da Matemática e, mesmo, quanto à utilização dos conceitos matemáticos das funções.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Pimenta, C., & Saraiva, M. J. (2013). As dificuldades de aprendizagem das expressões algébricas por uma aluna discalcúlica. Quadrante, 22(1), 29–52. https://doi.org/10.48489/quadrante.22888

Edição

Secção

Artigos