Teaching mathematics in disadvantaged contexts: Success as a function of quality resources, quality teaching and quality professional learning
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22891Palavras-chave:
Meios socialmente desfavorecidos, matemática nos primeiros anos, aprendizagem profissional, mudança, prática de ensinoResumo
Na Austrália, os alunos provenientes de meios socialmente desfavorecidos continuam a revelar um atraso de um ou dois anos relativamente aos colegas oriundos de outros meios no que se refere a testes de numeracia, tanto nacionais como internacionais. Os resultados da investigação indicam claramente que a qualidade dos professores faz a diferença. Este estudo foca-se no impacto de um modelo de aprendizagem profissional, o modelo RoleM (RPL), numa escola, ao longo de três anos. Os professores participantes (n = 12) lecionavam os primeiros três anos de escolaridade (desde a Educação Pré-escolar ao segundo ano; alunos de 4/5 a 8 anos de idade). Para avaliar a eficácia do RPL, os professores foram entrevistados três vezes por ano. Os resultados indicam que um ensino de qualidade se relaciona com a disponibilização de recursos de qualidade e com uma aprendizagem profissional igualmente de qualidade. À medida que os professores evoluem no sentido de manifestarem características de professores peritos, torna-se evidente que eles progridem segundo cinco estádios. Além disso, são precisos pelo menos dois anos para que esta progressão possa ocorrer. A colaboração com especialistas revela-se fundamental para que estes ganhos possam existir.
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