Práticas avaliativas para a promoção da autorregulação da aprendizagem matemática: O feedback escrito em relatórios escritos em duas fases
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22892Palavras-chave:
práticas avaliativas, autorregulação, relatório escrito, aprendizagem matemática, ensino secundárioResumo
O propósito do presente estudo foi o de estudar práticas avaliativas de professores de Matemática do ensino secundário, desenvolvidas no âmbito do relatório escrito em duas fases sobre uma tarefa matemática, intencionalmente concebidas para promover uma atitude autorreguladora do aluno, face à sua aprendizagem matemática. Um contexto de trabalho de natureza colaborativa apoiou a planificação, concretização e reflexão sobre essas práticas avaliativas. Numa perspetiva interpretativa, de natureza qualitativa, foram estudados os casos de dois professores de Matemática, José e Maria. A recolha de dados incluiu a observação, sessões de trabalho e aulas, a entrevista e a recolha documental. A análise de dados decorreu de forma integrativa e analítica. Os resultados obtidos evidenciam que os feedbacks que tomam como ponto de partida o raciocínio do aluno são os que melhor o ajudam a autorregular-se. A atribuição, por parte do professor, de feedback não é isenta de dificuldades, mas o recurso a uma tabela de descritores favorece essa atividade e ajuda à responsabilização dos alunos. A integração de práticas avaliativas no processo de ensino e aprendizagem provém da planificação das tarefas, do modo de trabalho em sala de aula e das características dessa mesma prática avaliativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.