Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22893

Palavras-chave:

Cálculo mental, números racionais, estratégias, prática profissional

Resumo

Neste artigo analisamos a prática do professor de Matemática tendo em vista o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos e a superação dos seus erros, numa abordagem que valoriza os momentos de discussão na sala de aula. O quadro de análise caracteriza a prática profissional do professor de acordo com as ações que desenvolve: convidar, apoiar, desafiar, guiar e sugerir. A metodologia é qualitativa com um design de experiência de ensino onde participam uma professora, 20 alunos do 6.º ano e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo de reuniões de trabalho com a professora e de aulas de cálculo mental. Os resultados mostram que uma prática de ensino de cálculo mental necessita de ter por base tarefas apropriadas e momentos de discussão coletiva pontuados por ações diversas, com destaque para as que envolvem o desafiar e o apoiar os alunos.

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Publicado

2013-12-30

Como Citar

Carvalho, R., & Ponte, J. P. da. (2013). Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º ano. Quadrante, 22(2), 83–108. https://doi.org/10.48489/quadrante.22893

Edição

Secção

Artigos