Revisiting understanding in mathematics

Autores

  • Jesús Gallardo Romero University of Málaga, Espanha
  • José Luis González Marí University of Málaga, Espanha
  • Verónica Aurora Quintanilla Batallanos University of Málaga, Espanha https://orcid.org/0000-0003-4939-9406

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22899

Palavras-chave:

Compreensão em matemática, interpretação, Hermenêutica

Resumo

Durante décadas a compreensão foi considerada como um tema básico de interesse e objeto de investigação em Educação Matemática. Neste artigo de natureza teórica apresentamos um quadro integrador para organizar e interpretar a diversidade de resultados que emergem dos diferentes estudos sobre a compreensão Matemática. A proposta é aplicada numa representação da literatura relevante sobre a temática, nas duas últimas décadas. Com esta perspetiva procuramos fornecer uma referência útil para: (a) o avanço em direção a uma melhor visão de compreensão em Matemática, (b) o estabelecimento de limitações específi cas e questões abertas que demarcam os limites da compreensão e interpretação em Matemática, e (c) orientar o seu estudo futuro usando uma base compartilhada de conhecimento consolidado.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Gallardo Romero, J., González Marí, J. L., & Quintanilla Batallanos, V. A. (2014). Revisiting understanding in mathematics. Quadrante, 23(1), 63–78. https://doi.org/10.48489/quadrante.22899

Edição

Secção

Artigos