A Reforma Curricular da Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo entre escolas

Autores

  • Joseane Arruda Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Cláudia Flores Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • José Manuel Matos Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2809-6561

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22901

Palavras-chave:

Matemática Moderna, Escolaridade Inicial, História da Educação Matemática, Cultura escolar

Resumo

O propósito deste artigo se articula sobre as iniciativas produzidas para a difusão das ideias da reforma curricular da matemática moderna, desencadeada no final da década de 1950, e sua recepção em escolas primárias do Brasil e de Portugal. Para esta análise utilizam-se fontes documentais disponibilizadas nos arquivos educativos e nas bibliotecas anexas às escolas investigadas. Da mesma forma, a pesquisa se apoia em estudos realizados acerca da temática nos referidos países. Como resultados, pode-se dizer que enquanto a escola brasileira acolheu “algumas” iniciativas advindas da reforma da matemática moderna como, por exemplo, a linguagem dos conjuntos, as etapas cognitivas piagetianas e o material de Dienes; a escola portuguesa acolheu ainda outras iniciativas, incorporando-as aos modelos de ensino, com destaque para o uso de materiais estruturados, disseminados em cursos para professoras. Concluímos, assim, que a recepção das ideias da reforma da matemática moderna nas duas escolas ocorreu de modo distinto, para além de uma perspectiva de um tempo único e fixo.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

Arruda, J., Flores, C. ., & Matos, J. M. (2014). A Reforma Curricular da Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo entre escolas. Quadrante, 23(1), 29–42. https://doi.org/10.48489/quadrante.22901

Edição

Secção

Artigos